• 27 3334.3550
    27 3334.3596
  • Estacionamento
    Próprio
  • segunda à sexta
    6h às 21h
Publicado em 9 junho 2014
Antes de se exercitar, faça sempre uma avaliação física

O administrador Gilson Amorim tem 72 anos e sempre fez caminhadas, mas sentia dores musculares. Com objetivo de fortalecer a musculatura, procurou o serviço de musculação terepêutica da Vitória Grand Fisio. Mas antes de qualquer atividade na Vitória Grand Fisio, é preciso passar pela avaliação física feita por um fisioterapeuta. O resultado da avaliação de Gilson mostrou que ele teria mais benefícios se fizesse, inicialmente, pilates para trabalhar alongamento e melhorar a postura. Só depois seria encaminhado para a musculação terapêutica.

“Eu tava todo travado. No início eu reclamava muito do pilates, achava muito difícil, até descobrir a importância do exercício”, conta Gilson que, se não seguisse as orientações da fisioterapeuta Carla Beccalli, responsável pela avaliação física dele, teria grande chance de não alcançar seu objetivo. Foram apenas cinco meses de atividade no pilates. “A melhora na postura de Gilson é visível”, afirma Carla.

A avaliação física é importante para estabelecer uma sequência correta de exercícios, traçando uma atividade específica para a necessidade de cada um. Ela começa pela anamnese, uma espécie de entrevista onde o fisioterapeuta pergunta se a pessoa tem algum diagnóstico patológico ou clínico ou se tem alguma queixa. Se não tem nenhum, por que a procura por um serviço diferenciado. No caso de Gilson, o mais importante era o estar bem. Depois, o fisioterapeuta monta um histórico da pessoa.

Na sequência, é feito o exame físico com mensuração de peso, altura, cintura, quadril, adipometria, avaliação postural e testes específicos, que dependem do objetivo de cada um. Com o resultado da avaliação, a equipe da Vitória Grand Fisio consegue orientar a melhor atividade e traçar uma meta de acordo com a necessidade da pessoa.

Baseado na avaliação física, hoje Gilson faz musculação terapêutica e continua suas caminhadas de até 50 minutos. “O dia que não faço, não é a mesma coisa”, fala. O fisioterapeuta Osni Stein Júnior, que acompanha as atividades de Gilson, afirma que ele ganhou resistência muscular, força e, ainda, teve aumento da consciência corporal, da capacidade cardio vascular e da amplitude de movimentos dos membros e da coluna.

Gilson acredita que musculação é importante para qualquer idade, mas alerta: “a orientação de profissionais competentes é fundamental e foi isso que encontrei aqui na Vitória Grand Fisio, acho excelente a musculação terapêutica”, finaliza Gilson Amorim.

Rua Arlindo Braz do Nascimento,
Santa Luiza, Vitória-ES - CEP 29.999-000


CONTATO RÁPIDO
Nome
E-mail
Mensagem
Código de segurança captcha