• 27 3334.3550
    27 3334.3596
  • Estacionamento
    Próprio
  • segunda à sexta
    6h às 21h
Publicado em 9 junho 2014
Musculação terapêutica como tratamento de lesões

tratamento-ombro-musculacao-terapeuticaAugusto lesionou o ombro após jogar frescobol. Fez cirurgia e agora está em fase final da reabilitação na musculação terapêutica

Ninguém diz que Augusto Arantes já está beirando os 70 anos de idade. Com um histórico cheio de atividade física, o médico brinca que tem 50 e quem ouve acredita. Há alguns anos, seu esporte era o frescobol, jogava de três a quatro vezes por semana, durante duas horas. Depois de muito tempo parado, decidiu voltar. Como faz outras atividades físicas, jogou com a mesma intensidade de antes. Mas o ombro não tinha mais a mesma resistência e Augusto acabou com uma lesão no manguito (grupo de músculos e tendões que estabilizam o ombro) e precisou fazer cirurgia. “Eu já vinha sentindo o ombro na academia”, explica Augusto.

Após cirurgia, foi encaminhado para reabilitação na fisioterapia convencional. Após um mês e meio de fisioterapia, o médico indicou uma atividade mais dinâmica. Foi quando chegou à Vitória Grand Fisio, onde foi indicado à musculação terapêutica, uma atividade física anaeróbica (que trabalha força) dirigida de acordo com a necessidade específica para cada caso. “É mais focado na recuperação. Com a melhora, entramos com outros exercícios, trabalhando amplamente”, explica o fisioterapeuta Osni Stein Júnior, que dá o treinamento para Augusto.

“Eu quero voltar a ser o que era, poder fazer as mesmas atividades que eu fazia. Logo que me lesionei, não conseguia nem levantar um copo”, fala Augusto que, antes da cirurgia, já fazia musculação há dez anos. “Ele está evoluindo muito bem a mobilidade aqui na Vitória Grand Fisio. Por já ter histórico de atividade física, ficou mais fácil a volta às atividades normais, pois o corpo dele tem memória muscular e ele sabe como executar os movimentos, já tem uma consciência corporal”, explica o fisioterapeuta Gustavo Pizol, responsável pela avaliação física de Augusto.

O próximo passo da reabilitação é o treinamento funcional da musculação terapêutica, onde simulam os movimentos do esporte que praticava, no caso, o frescobol, utilizando a raquete do próprio senhor Augusto. “Não adianta só fortalecer uma musculatura dentro do maquinário ou pesos livres. É importante treinar o paciente de acordo com as expectativas esportivas, laborais ou funcionais”, afirma Osni.

 

Todo trabalho precisa respeitar o tempo de cicatrização dos tendões, ligamento e músculo. Mas Augusto disse que está ansioso: “Quero colocar mais peso para recuperar a musculatura”. Mas a rotação externa dele ainda está prejudicada, essa é a fase final da reabilitação.

Rua Arlindo Braz do Nascimento,
Santa Luiza, Vitória-ES - CEP 29.999-000


CONTATO RÁPIDO
Nome
E-mail
Mensagem
Código de segurança captcha